quarta-feira, 5 de maio de 2010

Minha cara foi no chão...

Hoje eu estava na loja da minha mãe. E entrou uma colega minha de infância indo pra escola (ela esta fazendo supletivo ou EJA não sei ao certo...

Ela puxou assunto de que uma senhora que estudava com ela não estava indo pra escola por que não estava aguentando por estar trabalhando muito...

Papo vai, papo vem... e eu no auge de minha petulância, a olhei nos olhos e disse: Angi, não sei porque você não estudo quando era criança, morando a 100 metros da escola, é até uma vergonha - mas eu não disse isso, brigando ou dando esporro, foi falando na boa.

Ela me olhou com os mesmos olhos nos quais eu havia olhado segundos antes estes, mas que agora se encontravam mareados e me respondeu: "Ana a minha vida não foi nada fácil. Quando eu era muito pequena, minha mãe deixou a meu pai e minha casa, pra morar com um homem quem tinha uma mulher e outra amante... Minha irmã mais nova tinha menos de 1 ano e ainda mamava, nos deixou pra trás pra viver uma aventura. Meu pai se afundou no alccol. Por varias vezes não tínhamos o que comer, pois o salário do meu pai ficava todo no bar. Nunca me deram 1 caderno, quem dirá um livro. Me lembro de perguntar aos vizinhos como se fazia mamadeira, e de colocar tijolos pra alcançar o fogão e a pia. depois de 6 anos minha mãe voltou, não sei se ela enjoou do tal homem, ou se ele enjoou dela."
Por fim eu me lembrei dessa historia, lembrei que o homem, se chamava Joaquim e que vivia muito bem com a mãe dela, lembrei também que ele e a sua mãe tinham um mini mercado. Então eu mais uma vez argumentei sobre esse assunto, e ela me disse que não pediu a mãe para ir com ela pois tinha medo do tal homem que era por vezes violento e sobre o mercadinho ela disse que nunca teve ajuda da mãe.
Acabei a tal conversa com a cara no chão e o coração na mão. Eu reclamava muito da minha vida e sempre tive tudo. Roupa limpa, comida na hora, escola cara, carro, saúde... Só quando se ouve uma historia dessas se percebe o quanto se tem e quem se é...
Ao meu lado uma historia dessas, não é a primeira vez que eu ouço uma historia de dor e sofrimento como essa, acho que não será a última... Uma coisa que eu nunca havia visto era Angi com cara triste, ou chorando. Hoje eu vi, e fiquei mal com isso.
Mas aprendi uma coisa: Não vou julgar ninguem sem saber suas razoes e principalmente sem ouvir seus argumentos. "Não julgueis para não serdes julgado".

159.183

Um comentário:

Giane disse...

Vivendo e aprendendo, Menina.

Sempre.

Beijos mil!!!

P.S.- E blog cada vez mais lindo...